Wednesday, February 3, 2010

O arte em minha vida


Acredito que arte tem papel muito importante em minha vida e no mundo também. Minha primeira experiência com arte foi no colégio. Tive um professor de arte que era muito talentoso. Ele me inspirou a criar imagens que representaram o que eu estava sentindo. Minhas emoções e personalidade foram expressados por mulheres asiáticas pintadas, com os olhos distintos e corpos delgados. Eu era muito influída por minha família materna (qual é coreana e chinesa). Mas meu professor me dizia que meus retratos nunca me representaram.

Depois de colégio, deixei arte por o jornalismo e a literatura. Pensei que se não pudesse expressar-me pela arte, usaria as palavras para expressar minhas idéias. Este caminho foi mais apropriado.

Há três anos, encontrei livros de arte gráfica na biblioteca. Estes livros tiveram muitas imagens de mulheres de étnicas diferentes. Havia representações de mulheres mestiças, as brasileiras, as chinesas, as coreanas, as portuguesas, etc.

Então comecei a ter imagens em minha mente que não podia criar com palavras. Tratei Photoshop pela primeira vez e melhorei com muito ensaio. No momento, tenho comprado um livro titulado “Latin American Graphic Design,” que foi escrito e editado por artistas gráficos brasileiros, Felipe Taborda e Julius Wiedemann. Eles são muito conhecidos por seus projetos artísticos.

Me interessou Felipe Taborda porque tenho visto seus desenhos e fotos. Ele estudou cinema e fotografia no London International Film School e arte de comunicação em Nova York Institute of Technology e arte gráfico em o School of Visual Arts. Ele é um professor numa universidade em Rio de Janeiro.

Links:
http://www.taschen.com/pages/en/catalogue/design/all/0339/facts.latin_american_graphic_design.htm
http://www.magdalena.org/en/awards/jury/12231/details.html